O nível de conhecimento dos alunos e o seu ritmo de aprendizagem são considerados no planejamento de nossas práticas pedagógicas, para o desenvolvimento das competências habilidades do século XXI, possibilitando a formação de uma consciência social crítica, solidária e democrática, e estimulando o processo de construção e ampliação do conhecimento, por meio da experimentação e de vivências contextualizadas, com saídas pedagógicas a museus, centros culturais, teatros e parques temáticos que visam à socialização dos alunos e o incentivo à cultura, tornando-as mais significativas.
Na Escola Acquarella Mater, o aluno é protagonista de sua aprendizagem e construtor de sua autonomia. O nosso Projeto Político-Pedagógico proporciona a formação de pessoas livres, conscientes e responsáveis pelo desenvolvimento de um mundo melhor.
A aquisição de conhecimento não fica limitada ao currículo oficial. No planejamento e execução de cada atividade, são levados em conta o nível de conhecimento dos alunos, o seu ritmo de aprendizagem e os tipos de motivação que os inspiram. Esse procedimento visa a respeitar as diferenças individuais e as características mais importantes da criança na realização de cada uma das atividades.